© 2018 • Todos os direitos reservados.

Drª. Raquel

A articulação temporomandibular, é uma articulação que liga o maxilar ao crânio. A Disfunção da ATM é o funcionamento anormal da articulação temporomandibular, ligamentos, músculos da mastigação, ossos maxilar-mandíbula, dentes e estruturas de suporte dentário.

. Essa articulação é uma das mais complexas do corpo humano, responsável por mover a mandíbula para frente, para trás e para os lados.

Quando ocorre esta disfunção, o paciente apresenta sintomas, como dor de cabeça, dor de ouvido e/ou zumbidos, dor ou cansaço dos músculos da mastigação, ruídos articulares (estalos ou crepitação) e dificuldade para abrir a boca.

 

A disfunção da ATM relaciona –se a hábitos comuns, tais quais, apertamento dentário, bruxismo (frender ou ranger), morder objetos estranhos, roer unhas, mastigar chicletes, postura da cabeça (para a frente), o de prender o telefone com o queixo ou ainda apresentar fatores relacionados com o estresse, depressão e ansiedade ou eventos traumáticos.

 

Quando a disfunção ocorre, a sensação que o indivíduo acometido tem é a que sua mandíbula está saltando para fora, fazendo um estalo e até travando por um instante. A causa exata desta disfunção, em geral, é impossível de ser identificada.

O diagnóstico preciso, é realizado através de uma história médica e dentária completa, um exame clínico e de radiografias adequadas.