© 2018 • Todos os direitos reservados.

Dr. Alex Guedes

Especialidade odontológica responsável pela prevenção e tratamento das doenças que acometem os tecidos de sustentação e proteção dos dentes (tratamento da gengiva e do osso).

 

Especialidade odontológica que atua na prevenção de tratamento das doenças dos tecidos de sustentação e proteção dos dentes.

A doença periodontal é uma infecção causada por bactérias que afeta os tecidos que rodeiam os dentes; comumente, formam um espaço indesejável entre a gengiva e o dente, chamado de bolsa periodontal, favorecendo o acúmulo de resíduos alimentares e bactérias. A Doença Periodontal é a principal causadora da perda de dentes em adultos.

O sinal mais característico é o sangramento, contudo, devemos nos atentar à: alterações na posição dos dentes, mobilidade, retrações gengivais, retenções de alimento, inchaço, mau hálito etc.

 

A Gengivite é um exemplo de doença periodontal mais leve, que se limita à gengiva e apresenta presença de placa bacteriana ao redor dos dentes, além de manchas superficiais. Normalmente, problema é corrigido com uma raspagem mais leve, polimento dos dentes e gengiva e novas orientações sobre a correta escovação e uso do fio dental.

Os principais sinais são sangramento durante ou após escovação, durante uso do fio. A gengiva também se apresenta avermelhada e mais inchada. Se não for tratada, a gengivite pode aprofundar e dar origem a uma periodontite.

Quando mais grave, a doença periodontal, atinge os tecidos de suporte dos dentes. O osso, para fugir da inflamação, vai sendo reabsorvido, podendo deixar o dente mole. A gengiva descola dos dentes, formando as bolsas que permitem a entrada de bactérias cada vez mais profunda. Geralmente, por não sentir dor, o paciente demora para notar o problema. O avanço da doença pode causar a perda dos dentes. Fumo, estresse, diabetes, medicamentos e alterações hormonais são fatores que podem agravar e acelerar o problema.