Antes de todo qualquer planejamento estético, é feita uma Análise Facial, que consiste nas correções nos dentes, gengiva e músculos da face que ajudam a harmonizar o sorriso do paciente. Tida como o mais moderno recurso da odontologia, o qual permite correções nos dentes, gengiva e músculos da face que ajudam a harmonizar o sorriso do paciente.

Sem sombra de dúvidas, um belo sorriso, com dentes brancos, dá à fisionomia um aspecto mais bonito e saudável. Contudo, com o passar dos anos, nossos dentes vão escurecendo e manchando, ganhando aspecto de velhos e malcuidados. O clareamento dentário, é um procedimento indicado para quem quer mudar esse aspecto, e varia de acordo com as características pessoais e idade de cada um. Há, também, no momento da indicação, uma avaliação da integridade dos dentes e os motivos do escurecimento.

Vale ressaltar que o clareamento dental só age sobre o esmalte do dente, não clareando resinas, blocos e porcelanas. Não causa o desgaste dos dentes ou promove qualquer prejuízo deste tipo. Pode causar sensibilidade dentária, que é facilmente reduzida com uso de dessensibilizantes complementares. O tratamento é seguro, eficaz e duradouro.

Quando se fala em restauração dental e cosmética, no ramo da odontologia, está se falando de Dentística ou Odontologia Estética, como também é conhecido. Trata – se do ramo da odontologia que trata de reparar danos e planejar os cuidados para manter o sorriso em perfeita harmonia. Os profissionais desta especialidade tratam de clareamentos dos dentes, uso de resinas diretas, peeling gengival, facetas e restaurações estéticas.

Nesta área, o principal foco é a estética, mas, a restauração de dentes também faz parte dos cuidados em saúde, visto que a permanência de cáries pode causar problemas a vários níveis, além de criar problemas na mastigação dos alimentos. São feitas inúmeras pesquisas de preparações dentárias, a relação dos materiais restauradores com a estrutura dentária e o resto do organismo, técnicas restauradoras, etc., possibilitando o profissional restaurar a estética e, também, a função dos dentes comprometidos.

Drª. Mariana
Dr. Lucas

Facetas dentárias são como uma “capa” para os dentes, e podem ser feitas em porcelana e resina. São coladas ou cimentadas de forma permanente sobre a parte frontal dos dentes. São indicadas quando o paciente apresenta desgastes nos dentes, e/ou também para os que tem deformidades de cor, forma e tamanho. Serve, também, para fechar espaços entre os dentes ou corrigir fraturas.

A escolha pela porcelana ou resina dependerá de cada paciente, cor dos dentes pós clareamento e estrutura de dente remanescente. Ambas promovem pouco desgaste na estrutura dental, devido aos avanços das técnicas mais modernas.

Sabe aquele sorriso de "artista de cinema": brancos, alinhados, com um formato perfeito? Isso são as lentes de contato dentárias. Esse procedimento se configura como uma revolução na área da odontologia cosmética, pois promove uma mudança significativa no sorriso, com procedimentos minimamente invasivos. Essas lentes, como são conhecidas popularmente, são, na verdade, facetas de cerâmicas odontológicas ultrafinas. Elas possuem, em média, de 0,3 a 0,5 milímetros, possibilitando a conservação da estrutura do dente, contudo, mesmo com a sua espessura milimétrica, tais facetas são super-resistentes. São comumente utilizadas para "dar um novo formato" aos dentes e sorriso. Podendo, também, reparar defeitos de coloração e casos de correção de múltiplos dentes. Já se imaginou com um sorriso novo, sem quase nenhum desgaste de estrutura e em pouco tempo?

Dr. Lucas

Atualmente, dentistas qualificados, restauram os dentes de forma artística utilizando para um único dente até mesmo quinze tipos de resinas e pigmentos de tintura, conseguindo dar naturalidade às restaurações bem como funcionalidade.

Essas restaurações são feitas nas regiões dos dentes que apresentam cáries, deformidades de esmalte, lascas, espaços ou na troca das restaurações metálicas mais antigas.

São resistentes e estéticas, copiando a cor natural dos dentes, sendo realizadas em apenas uma sessão, dispensando maior tempo de confecção.

Drª. Mariana

© 2018 • Todos os direitos reservados.